Nasce uma nova identidade surda em Santarém
Aqui em Santarém o movimento surdo vem se organizando com muita força e vitalidade, tudo isso para assumirem um espaço que é realmente deles dentro da sociedade. A ASUSANT_ Associação dos Surdos de Santarém (que terá marcada seu nascimento no I Encontro de Surdos e Intérpretes de LIBRAS de Santarém) conta com um grupo forte de surdos que semanalmente vem se encontrando na escola Fluminense para discutirem sobre seus direitos, deveres e as novas perspectivas para o surdo no mercado de trabalho e na educação. Têm na liderança três militantes do movimento surdos local: Anderson José, Rodrigo Lopes e Carlos Didio que não medem esforços para verem cada vez mais o surdo sendo respeitado e inserido de forma digna na sociedade.
Luta já!!! |
A construção do projeto do encontro, fez com que eles reunissem forças e quebrassem barreiras na comunicação entre surdos e ouvintes, já que na busca de apoio, patrocínio e fazer orçamentos eles foram muito corajosos em sairem sem a ajuda de ouvintes para intervir por eles. Fez com que empresários e representantes de empresas locais vissem a real necessidade de compreende-los. Mas isso não foi um empecilho, já que muitas vezes voltavam com resposta positivas e objetivo alcançado.
No entanto, este é apenas o engatinhar do grande avanço que eles desejam alcançar. Muito ainda falta para uma autonomia verdadeira e segura. Os surdos hoje, não querem apenas assistencialismo. Querem ser capazes de estudar de verdade, capacitação profissional de verdade, e empregos que valorizem suas habilidades e competencias. Me refiro a expressão "de verdade", porque vemos muitos estudando sem intérpretes, fazendo cursos sem nenhuma condição de entendimento e sendo inseridos no mercado de trabalho em função de serviços gerais_ não desmerecendo a função, mas impossibilitanto o sua real capacidade.
Que venham os novos dias e os novos desafios. A ASUSANT está trabalhando para a superação das difuculdades e na construção da nova identidade do surdo.
Comentários
Postar um comentário